segunda-feira, 30 de agosto de 2010

PERNAMBUCO 2 X BARBÁRIE 0

Polícia prende 21 por briga de galo e venda de aves silvestres
Durante a ação, a polícia apreendeu mais de 250 aves e 21 pessoas foram detidas

Uma operação policial em Petrolina, no Sertão do Estado, terminou com um saldo de 21 pessoas detidas e mais de 250 aves apreendidas. A ação aconteceu no final da manhã deste domingo (29). Os policiais flagraram um local onde aves silvestres eram comercializadas ilegalmente. Lá, 15 pessoas foram detidas e 54 canários apreendidos.

Com as primeiras prisões, a polícia acabou recebendo a denúncia sobre o funcionamento de um local onde se realizam brigas de galo. Ao chegar ao local, os policiais encontraram cerca de 200 galos. Seis pessoas foram detidas. Todas as pessoas foram encaminhadas para a Delegacia de Petrolina. As aves foram levadas para a unidade do Ibama que fica em Juazeiro.

Fonte: www.pe360graus.com

sexta-feira, 27 de agosto de 2010


Defenda os animais domésticos dizendo NÃO ao projeto de lei!
Segundo a Lei de Crimes Ambientais, é crime praticar ato de violência contra qualquer animal. Porém, tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei (PL 4.548/98) que visa acabar com essa proteção para os animais domésticos.

A intenção do Projeto de Lei é alterar o art. 32 da Lei de Crimes Ambientais, retirando a expressão “domésticos e domesticados” e, assim, descriminalizar atos de abuso e maus-tratos contra esses animais.

Essa alteração significaria um enorme retrocesso na história da proteção animal no Brasil, ao tornar ainda mais branda a legislação animal vigente, favorecendo a impunidade.

Os inúmeros casos de maus-tratos que se repetem diariamente no país deixariam de ser crime. O combate às condenáveis rinhas de cães e galos, por exemplo, seria dificultado ao extremo.


Você faria algo bem simples para ajudar os animais domésticos no Brasil?

O momento é delicado, sendo de fundamental importância que todos aqueles que se importam com os animais se manifestem. Lembre-se que a opinião popular é essencial para a aprovação ou rejeição de leis.

A WSPA Brasil elaborou uma carta online a ser enviada aos deputados federais, pedindo que NÃO APROVEM o Projeto de Lei 4.548/98, que modifica o art.32.

Entre e envie a sua carta, o modelo está no site abaixo, é só enviar!!!
http://www.wspabrasil.org/

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Pernambuco 1 x 0 Barbárie


'http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-grande-recife/584453-lei-proibe-eutanasia-de-caes-e-gatos-no-estado

Aprovada ontem na Alepe, proposta precisa ser sancionada
PRISCILLA AGUIAR


EXCEÇÃO é para animais que tenham doenças graves

Fica proibida a eliminação da vida de cães e de gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres, de acordo com o Projeto de Lei Ordinária número 1521/2010, aprovado ontem na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A matéria que proíbe a eutanásia em animais é de autoria do deputado estadual André Campos. De acordo com a lei, aprovada por unanimidade, a exceção da eutanásia em animais ficará permitida apenas em casos de males, doenças graves ou enfermidades infecto-contagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde de pessoas ou de outros animais. Para ser colocado em prática, projeto depende da sanção do Governo do Estado.
Ao elaborar a proposta, o deputado justificou que ela tem o objetivo de estabelecer diretrizes para ações de proteção desses animais, “tais como, identificação e registro, esterilização cirúrgica, adoção e campanhas de conscientização pública”. Para o empresário Jayme Medeiros, da ONG PET-PE, que atualmente abriga 57 cães no bairro de Candeias, Jaboatão dos Guararapes, a aprovação do projeto de lei é a primeira vitória. “A gente ganhou uma parte da batalha. O próximo passo é conseguir que cada bairro tenha seu controle, castrando os cachorros e soltando os animais, para que não exista mais tanto cachorro errante”, destacou.

De acordo com a matéria, os animais de rua com histórico de mordedura será “inserido em programa especial de adoção, de critérios diferenciados, no qual o adotante deve se comprometer em manter o animal em local seguro e em condições favoráveis ao seu processo de ressocialização”. “Caso não seja adotado em 90 dias, o animal poderá ser eutanasiado”, diz o documento.

Jayme Medeiros não concorda em sacrificar os animais com histórico de mordedura. “Na ONG temos cinco casos de cães que ninguém queria pegar e hoje em dia são dóceis com todos. Cachorro que morde é porque passou por muito maltrato ou tem alguma sequela de problema neuro. Tem que tratar com cautela. Se isolar é pior”, frisou.

Segundo ele, a PET-PE realiza mensalmente em torno de 15 adoções bem sucedidas. “Se diagnosticarmos qualquer maltrato, abandono, trazemos de volta”, disse. Para adotar um cão, é preciso apresentar Carteira de Identidade e CPF, assinar um termo de compromisso e comprovar situação de moradia e condições de acolhimento. “A pessoa só não pode negar a nossa visita”, salientou. Os cachorros aptos para adoção estão listados no site www. petpe.com.br/adocao.html.