quinta-feira, 28 de abril de 2011

Somos contra a barbárie!!!


Esta é a petição para você assinar disponível no site http://petabrasil.tk/ leia e assine!!!

Prezado Ministro da Ciência e Tecnologia,
Prezados Senhores Membros do Congresso Nacional,

Em sua manifestação durante a abertura da 11ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (Concea) em Brasília, o Ministro pronunciou-se de forma a incentivar a manutenção e expansão da experimentação em animais no Brasil como algo extremamente relevante para os interesses da população.

Tais declarações carecem de fundamentação científica e embasamento teórico e se encontram na contra mão absoluta da história do planeta. Isto porque, ao contrário das declarações feitas pelo Ministro, há muito que a ciência moderna reconhece as profundas limitações dos resultados obtidos nas pesquisas com animais.


Na transposição dos dados obtidos em experimentos com animais para a fisiologia humana, os erros necessariamente ocorrem e com muita frequência. Disto temos inúmeros exemplos, a começar pelos resultados obtidos com as primeiras vacinas anti-polio que, considerados seguras em animais, provocaram a morte de diversos sujeitos humanos que a receberam.

Desde então inúmeros são os exemplos de substâncias e fármacos considerados seguros em animais e que se revelaram nocivos ou mesmo letais para humanos; bem como, inversamente, de substâncias consideradas letais em animais que se revelaram surpreendentemente positivas para o tratamento humano.

Diante deste cenário – e esta é a REALIDADE, Sr. Ministro – os países do primeiro mundo vem adotando procedimentos que, além de ÉTICOS (por NÃO impor sofrimento extremo e desnecessário aos animais), produzem resultados cuja fidedignidade é imensamente maior: simulações em computador, testes em células humanas etc. A neurologia de ponta avança com o recurso de simuladores. A pesquisa do AIDS vem avançando sem o recurso a este expediente medieval.

A União Européia já caminhou na direção de PROIBIR experimentos em animais para cosméticos e produtos de limpeza.

O mundo começa a acompanhar os trabalhos de pesquisadores sérios que evidenciam a falta de fidedignidade dos resultados obtidos com esta vil experimentação.

As Universidades no Brasil deveriam ser IMPEDIDAS de recorrer à vivisecção, há muito já banida dos centros universitários de renome mundial, que optaram, com vantagem didática, ao uso de simuladores para efeitos de aprendizagem.

Desejamos assim solicitar que o Brasil se alinhe a uma perspectiva mais moderna e ética no campo da pesquisa e do ensino e que todos os fronts da ainda praticada pesquisa animal, não-ética e de baixa fidedignidade – sejam relegados, num futuro próximo, ao triste passado de ignorância deste País.

Remédios, substâncias, cosméticos e produtos de higiene e limpeza DISPENSAM estas práticas bárbaras de resultados duvidosos.

E mais, não há necessidade alguma de continuarmos duplicando aqui erros do passado, sobretudo ao custo de vidas de seres inocentes.

A melhor forma de promover o bem-estar da população implica necessariamente em INFORMAÇÃO.

Apenas decisões informadas e bem fundamentadas poderão produzir este resultado. Como todos bem sabemos, o recurso a experiências em animais tem sido o recurso BARATO de evitar o investimento em métodos didáticos mais modernos por parte das instituições de ensino.

Analogamente, o continuado recurso a estes experimentos por parte dos grandes laboratórios só tem servido para defender os interesses das grandes indústrias farmacêuticas com seu eterno pavor de processos por parte dos pacientes, os quais, é bom que se diga, efetivamente NÃO estão protegidos por este método de “pesquisa”. Se efetivamente desejam maior SEGURANÇA para os usuários de medicamentos, deveriam fazer investimentos – inexpressivos financeiramente, se comparados à enormidade do lucro que fazem – em métodos MODERNOS e de ACUIDADE comprovados, há muito tempo de conhecimento da comunidade científica internacional de renome.


AGORA ACESSE O LINK E ASSINEEEEEEEEEEEE!!!!

http://petabrasil.tk/

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Grande vitória dos animais em Pernambuco


Ontem 11/04/11, a blogueira que vos fala e alguns membros do MDA/PE (Movimento de Defesa Animal de Pernambuco)estivemos reunidos com o Procurador Geral de Justiça de Pernmabuco Dr. Aguinaldo Fenelon de Barros e seu chefe de gabinete Dr.Erick Simões no prédio do Ministério Público, para defender a criação de uma promotoria especial para tratar de assuntos referentes a maus tratos animais.


Fomos recebidos de maneira muito cordial pelo procurador, que ouviu nossos argumentos e muito solidário à causa e ciente do papel do Ministério Público como um instrumento popular de preservação do bem estar social e sobretudo da vida, se comprometeu de, inicialmente, criar um grupo dentro do MP, que cuidasse destas questões. Deixou claro que a atuação do Ministério Público tem que cobrir todas as áreas da sociedade, e que os animais tem direitos assegurados por lei, tornando-se também tutelados do MP.


Este grupo funcionará como um Grupo Especial apurando denúncias e trabalhando especialmente nos processos referentes a maus tratos animais, liderado por um promotor de justiça, e com o nosso apoio no desenvolvimento de idéias para implantação de campanhas de conscientização para toda a comunidade. Manteremos um convênio com o Ministério Público para dar continuidade ao nosso trabalho de defesa/proteção e ampliando esta idéia para trazer a população para a discussão sobre a legislação de maus tratos(é crime!!!) e sobre a importância de fazermos funcionar as políticas públicas.

(Goretti Queiroz/Jornalista-MDA, Andréa Karlla/ Promotora de justiça-MDA, Juliana Monteiro/Bacharel em direito-MDA,Dr.Fenelon Procurador de Justiça, Aline Gusmão/Bióloga-MDA,Dr.Erick Simões/Chefe de gabinete da PJ, Maria Padilha/Psicóloga/Ativista/MDA-PE)
Para nós é um grande passo, imenso... estamos no início de uma grande jornada, mas estamos mais a frente hoje do que estávamos ontem, e menos do que estaremos amanhã.
O planejamento do funcionamento deste grupo será iniciado e acreditamos que em julho já estaremos funcionando.
Vou deixando todos atualizados com o desenrolar do processo.
Beijos a todos!!!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Que tipo de protetor de animal você é????


Lendo os comentários dos visitantes do nosso blog, volto a uma reflexão que paira nos grupos de defensores/protetores dos animais.
A esmagadora maioria das pessoas gosta, ama , adora animais. Tem animal de estimação, se revolta com certos comportamentos de alguns seres humanos lamentáveis que maltratam todos os tipos de animais. A maioria da sociedade se diz defensora da causa animal, mas até que ponto??
As leis existem, são o ordenamento legal de uma sociedade, o que impõe limites, deveres, e não apenas direitos como a maioria gosta de levantar o dedo e dizer É MEU DIREITO, nós temos direitos sim, mas a contrapartida deles é o dever.
A Lei 9.605/98 deixa claro que é dever da sociedade proteger os animais, que os animais NÃO estão abandonados a própria sorte, mas e nós até que ponto somos defensores?? A ponto de sair do conforto de sua casa e ir enfrentar uma delegacia cheia de pessoas que não estão nem aí para as pessoas(raras exceções), imaginem para os animais???
Ou defensores que vêem animais abandonados e ligam para alguém , uma ONG, um conhecido que gosta de animais e diz: “Olha tem um bichinho aqui tadinho, vem buscar???” E jogam mais um animal nas costas de pessoas que mal podem sustentar os que já tem!!!
Gente honestamente, defender é agir. É colocar para si mesmo a responsabilidade de um animal, seja ele de que procedência for. Pois sim, a responsabilidade é de todos nós, de coibir a violência, de ensinar as crianças o respeito à natureza, de denunciar o vizinho que coloca veneno pra matar os gatos e cobrar do órgão que apure a denúncia. É salvar um animal atropelado, você mesmo resgatar levar ao veterinário, cuidar até poder encaminhar para abrigos de adoção, é você mesmo executar a ação e não terceirizar a responsabilidade para o governo, para o vizinho, para o papa!!!
E assim é com qualquer situação de convívio social, enquanto não tomarmos pra nós mesmo as responsabilidades, nada acontece, enquanto a ação for apenas a falácia, reclamar dos outros e culpar todo mundo, nada irá melhorar, pois o mundo muda quando nós somos responsáveis pelas ações de mudança.
Então que tipo de defensor você é??
Você já sabe se na sua cidade tem Conselho Gestor do Centro de Vigilância Animal? Sabe em que condições funciona? Porque temos o direito e o DEVER de saber!!!
Conhece as leis que protegem animais e meio-ambiente?
Sabe se existe delegacia de meio ambiente em sua cidade?
Sabe se alguém precisa de sua ajuda em abrigos e outro tipo de voluntariado???
Pois é... vamos refletir, se gostamos de animais, fofinhos, bonitinhos, que fiquem meia horinha com agente... ou se somos defensores/protetores de espécies subjugadas pelos seres humanos, e somos a voz de quem não pode, nem tem como se defender...

SE LIGA PESSOAL VAMOS PRA RUA!!!!