sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ANDA realiza exposição e palestra em Recife.





Recife será a primeira capital a receber a exposição de fotografias da ANDA - Agência de Noticias dos Direitos Animais - no dia 01 de setembro, a partir das 20 horas, no saguão do Aeroporto dos Guararapes, com um coquetel oferecido pela Prefeitura do Recife.

São 13 paineis (frente e verso) de 1,10 x 1,85m que mostram a história e ações da ANDA em defesa dos direitos animais, com depoimentos e fotos de Danilo Gentili, Zélia Duncan, Arnaldo Baptista (ex-Mutantes), Lúcia Veríssimo, Ricardo Japinha (CPM22), Marcelo Médici, Cynthia Howlett (apresentadora e jornalista) e Patrícia Marx.


A exposição fica até o dia 30 no Recife, depois segue para uma turnê nos aeroportos brasileiros de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo. No ano que vem o roteiro continua em Brasília, Rio de Janeiro e Salvador.


A programação da Anda no Recife continua no dia 02, às 10 horas, com uma palestra no auditório da Prefeitura do Recife, no 15º andar. Silvana Andrade, jornalista e fundadora da Anda, o empresário paulista Ricardo Young, a atriz e protetora de animais, Lúcia Veríssimo, e a atriz e ativista ambiental,Gabriela Veiga, integrante do Teatro Mágico, falarão ao público sobre direitos animais, sustentabilidade e comunicação.

A escolha do Recife para o lançamento destas atividades nacionais da ANDA - o primeiro portal jornalístico do mundo que combate a violência social e a destruição do meio ambiente a partir da defesa dos direitos dos animais-, é que a sua presidente, Silvana Andrade, é pernambucana, apesar de radicada há mais de 20 anos em São Paulo.

Para Silvana é muito importante a participação de Ricardo Young, um dos mais respeitados e bem sucedidos empresários brasileiros, neste evento. Young tem sua trajetória ligada a projetos ambientais. Entre outras atuações, foi o fundador do Instituto de Responsabilidade Social Empresarial no PNBE, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos e fundador do Uniethos – divisão educacional do Instituto Ethos – do qual foi presidente até o final de 2005. Ele também é conselheiro das organizações Global Reporting Initiative (GRI) em Amsterdam, Holanda, Accountability, em Londres (Inglaterra) e Grupo de Zurich (Suiça).

O empresário teve atuação central na criação do Fórum Amazônia Sustentável, organização que reúne empresas e ONGs em defesa de um desenvolvimento sustentável para a região amazônica.

O evento é aberto ao público e tem o apoio do Movimento de Defesa Animal de Pernambuco- MDA/PE

Matéria publicada no http://dogmidia.blogspot.com








quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O Movimento de Defesa Animal de Pernambuco chegou para ficar!


Ontem, foi a festa de lançamento oficial do Movimento de Defesa Animal de Pernmabuco que é uma organização que possui como principal objetivo propor, fiscalizar e discutir políticas públicas com foco no bem estar dos animais em nosso Estado. Nossa estratégia de ação é congregar os esforços de todas as entidades (ONGs), defensores autônomos e cidadãos para juntos fazermos valer os direitos dos animais.
Tivemos a presença da imprensa, artistas locais, políticos e convidados para apresentarmos as nossas metas, e a coordenação do MDA/PE.
E segue a carta lida por esta blogueira que vos escreve, que faz parte da coordenação do MDA, e que chorou no último parágrafo...


CARTA ABERTA À POPULAÇÃO.

" Não queremos igualdade dos direitos, mas a equidade deles, como prega uma convivência ética. Aplicar o direito diante da proporcionalidade, o que é do homem é do homem. Mas o direito do animal tem que ser do animal, tem que ser respeitado e levado a sério, este é um passo para o crescimento social, para a evolução humana. Dar acesso ao direito que o animal tem e não tratá-los como seres humanos pois não o são.
Sob a lei, o animal é responsabilidade do ESTADO ( artigo 1º Decreto Lei 24.645/1934, de Getúlio Vargas), mas como o Estado muitas vezes se omite, ele como um Ser que não se comunica com palavras, depende de nós, não é um assunto de grupos isolados, é de todos, é uma questão de humanidade.

O grau de desenvolvimento de uma sociedade mede-se pela forma como trata os animais. Se a desculpa usada atualmente pelas polícias e governantes é: não temos contingente nem para atender as pessoas. Isso acende um sinal de alerta vermelho para todos nós, não apenas para o governo, para os políticos, mas para todos nós. Já não somos mais o país do futuro, somos o do presente. Pernambuco é o estado que mais cresce no Brasil, e isto tem que servir de premissa para que a mudança aconteça hoje, e não amanhã. Então tem que existir contingente, tem que haver sim, não podemos não resolver um problema com a desculpa que temos outro mais grave.

Devemos priorizar os seres humanos, mas jamais negar ou negligenciar a importância de cada ser vivo que faz parte da nossa vida. Cuidar prioritariamente das pessoas, não significa que não temos o dever e a responsabilidade social de tutelar os animais abandonados nas ruas, entregues à toda sorte de crueldade, que achávamos ficção, mas que hoje em contato com as denúncias mais bárbaras, sabemos que a realidade desses animais é urgente e é pra agora!!!

Se hoje não existe um serviço, um órgão ou um modelo organizacional que abranja as necessidades para que as leis sejam cumpridas e que os animais sejam tratados como manda a lei, que sejam criados estes serviços, que se desburocratize, para que a matança nas ruas acabe. Não é mais aceitável que as autoridades não se importem em proteger os seus animais, porque não é uma questão de querer, ou de se importar mas sim, de cumprir a lei. A lei que viemos lembrar a todos que existe, e precisa ser cumprida.

Não estamos aqui para lutar por “Vale-pet shop”, dentistas gratuitos para todos os cães da cidade(pelo menos não ainda), mas pelo básico.

Que o governo desenvolva programas de controle populacional, programas de castração, monitoramento dos animais, cadastramento, que ofereçam serviços para as populações carentes no estado. Que não tenhamos apenas 1 CVA, mal visto pelo povo, como o terror dos cães de rua, mas um centro de zoonoses que acolha, recupere, ressocialize os cães, que no futuro deverão ser em menor quantidade se o programa de castração for aplicado de maneira eficaz.

Que possamos construir centros espalhados pela cidade para atender a população de baixa renda a preços populares. Que campanhas de combate à violência aos animais sejam feitas, que a legislação seja levada ao conhecimento do povo, pois de posse da informação teremos muito fiscais para ajudar neste combate. Que as denúncias sejam apuradas com urgência porque a lentidão se traduz em tortura e morte. Que haja punição dos culpados, penas mais duras, pois a impunidade é a porta para a barbárie.

Nada do que exigimos é fácil, nunca foi. Há gerações pessoas lutam pelo espaço dos animais pois eles não sabem falar, ou votar, mas nós sim! E graças a essas gerações, estamos aqui, hoje, chamando a atenção de muitos setores da sociedade.

E se chegamos aqui, nós todos os protetores, sem nunca desistir ou olhar para trás, não descansaremos até termos as nossas metas alcançadas e distribuído justiça e cidadania em Pernambuco.

Com a bandeira branca na mão, mas preparados para empunhar uma espada,
o Movimento de Defesa Animal de Pernambuco informa que chegou para ficar.

(Aline Gusmão)

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Polícia Civil vai capacitar policiais na Defesa Animal


Esta garantia foi repassada , hoje, ao Movimento de Defesa Animal de PE ( MDA/PE) pelo Chefe da Policia Civil, Manoel Carneiro, em reunião na sede da Instituição, que deverá ser implementada na formação dos novos policiais e na capacitação dos antigos.
Ao acatar a proposta levada em documento pelo MDA, Manoel Carneiro afirmou que a Defesa Animal pode contar com o seu apoio nesta e em outras iniciativas em prol do cumprimento do Direito Animal.
Entre elas, sugeriu a realização de uma palestra pela Defensora Maria Padilha, para todo o efetivo da Delegacia da Mulher, sobre uma pesquisa de sua autoria, inédita no País, que comprova a relação direta entre maus tratos aos animais X violencia contra a mulher.
O Chefe da Policia Civil também prometeu esforços para melhorar o atendimento na DEPOMA, inclusive com novas linhas telefonicas.
Esta foi mais uma visita Institucional vitoriosa do MDA na sua luta para que a policia pernambucana tenha um olhar mais compassivo ao sofrimento dos animais, atuando de forma mais enérgica seja na abordagem nas ruas, nas investigações “in loco” e com mais rigor no combate aos crimes, afastando a impunidade.
Estiveram na reuniao do MDA, os Defensores Marta Dubeux, Rodrigo Vidal e Goretti Queiroz, que presentearam o Chefe da Policia com a camiseta "Politicas Públicas para os Animais- Eles não votam, mas nós sim." .

Fonte site: http://dogmidia.blogspot.com