quinta-feira, 2 de setembro de 2010

"Tradição" - SALVO-CONDUTO PARA A BARBÁRIE???



Chocada e estarrecida, quando vi a foto que postei aí em cima.
Uma tradição anual em um povoado japonês, faz com que todo dia 1º de setembro aconteça a matança de cetáceos.

Sob a bandeira da “tradição”, cometem-se muitos crimes, e as pessoas acham justificáveis as práticas criminosas, imediatamente correlacionei algumas “tradições” antigas:

África: Excisão clitoriana(amputação do clitóris) nas meninas, a tradição considera ser um órgão impuro, então as crianças são dilaceradas, sem anestesias, com objetos cortantes;

Oriente - médio : apedrejamento de adúltero, uma mulher deve ser apedrejada, se for provada a sua infidelidade;

Japão: deformação dos pés das meninas escolhidas para serem gueixas, desde crianças tem os seus pés amarrados e calçados em tamancos de madeira para que os pés não cresçam, pois tradicionalmente, gueixas tem que ter os pés pequenos;

Espanha: touradas, os touros são torturados, feridos, molestados e enfurecidos para que o toureiro fique fazendo suas acrobacias, testando suas “habilidades”, e o público apreciando esse excitante(????) espetáculo;

E outras tantas “tradições” que parecem se tornaram apenas salvo-conduto para crueldade, humilhação, bizarrices, preconceitos e desumanidade.

Que tipo de pessoa crê que matar, assassinar, mutilar seja qualquer ser vivo, pode ser justificável por costumes culturais?

Eram tradições antigas : empalar, crucificar, degolar e pendurar as cabeças, decapitar, pilhar e estuprar inimigos de guerra, sacrificar homens e animais em rituais religiosos... Atualmente essas tradições são consideradas barbáries.
O progresso e a evolução da espécie humana já deveriam ter trazido a consciência de que excisão clitoriana, apedrejamento, torturas, não podem jamais serem justificadas por um costume, também são barbáries de civilizações que deveriam colocar o bem estar e respeito aos seres vivos e à natureza em primeiro lugar.

Com todo o respeito a todas as culturas, mas uma coisa é fazer a dança da chuva, outra é mutilar uma criança, é torturar um animal!!! Um rio vermelho do sangue de seres vivos não é tradição é genocídio de uma espécie, já ameaçada e fragilizada.

Há que se definir e redirecionar padrões que estabeleçam uma tradição que não atente contra a vida, para que toda tradição cultural de cada povo seja conhecida e admirada, e não uma cultura estarrecedora, que desperte terror e indignação em quem tem crenças diferentes.
Há que se refletir que tipo de tradição é essa que não tem respeito a integridade e a vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário