sexta-feira, 10 de junho de 2011

Parabéns a Delegacia de Polícia do Meio Ambiente - DEPOMA


O MDA/PE, em apoio à Delegacia do Meio Ambiente, participou, na tarde de ontem, de uma grande blitz educativa, em Pet Shops e lojas de ração que comercializam animais no Recife e Jaboatão dos Guararapes. Durante a ação as autoridades averiguaram as condições em que os animais estão sendo mantidos e tratados.


O primeiro estabelecimento a ser vistoriado na Rua Antonio Falcão, em Boa Viagem, apresentou inúmeras irregularidades, que deixou a todos chocados: animais sem água e sem comida, tendo que disputar restos de farelos em jaulas imundas e pequenas ou até mesmo comer seus próprios excrementos.



Segundo a delegada Verônica Azevedo as irregularidades encontradas começam na licença de funcionamento inexistente e a loja também não estava dentro dos padrões próprios de higiene e alimentação com a maioria dos animais em cativeiro permanente, o que é contra a LEI. O estabelecimento foi notificado e tem oito dias para ficar de acordo com as normas técnicas exigidas.




A Dra. Bernadete, veterinaria da Vigilancia Animal, também acompanhou a Blitz e fez severas recomendações como a vacinação dos animais, mudança das jaulas e criação de um solario para revezamento dos bichos em exposição.
Caso não regularize a situação, os donos serão autuados por maus tratos de animais, crime previsto na lei ambiental 9.605, art. 32, que prevê pena de três meses a um ano de detenção, além de multa.




No total, a "Ação Animal" que foi recomendada por este blog, percorreu 7 estabelecimentos com o balanço de 2 com problemas sendo um gravíssimo e o outro de pequena gravidade, e 5 não vendiam animais.



A Depoma deixou em cada estabelecimento normas de procedimento e recomendações informando que " além das exigencias técnicas é importante lembrar que os animais não devem ser tratados como mercadoria e deve ser priorizado o seu bem estar " e faz o alerta: ANIMAL NÃO É BRINQUEDO, SENTE FOME, FRIO E MEDO.


Caso estes itens não sejam cumpridos, o empresario pode ser autuado por maus tratos de animais, crime previsto na lei ambiental 9.605, art. 32, que prevê pena de três meses a um ano de detenção, além de multa.
Nós agradecemos à Dra Veronica e todos os policiais envolvidos neste trabalho e alertamos aos empresarios do setor que ele não termina aqui. Esta primeira ação teve caráter educativo , mas as próximas blitz serão coersitivas, onde a LEI será cumprida .

Denuncias podem ser feitas ao DEPOMA- dp.meioambiente@gmail.com
Vigilancia Sanitaria- 3181.6424
Vigilancia Animal- 3355.7705


MATÉRIA DO BLOG DOGMÍDIA http://dogmidia.blogspot.com

Um comentário:

  1. Oi gente meus vizinhos criam uma cadela por sinal é muito bonita só que ela é muito brava agora que ele cruzou sem eles quererem soltaram -a na rua a coitadinha seguiu seu dono quando o msm saiu p trabalho ele parou a bicicleta e bateu com murus na cara da bichinha e a jogou dentro do canal ela ficou com um ferimento no olho pensamos que tinha estourado o olho dela pelo amor de deus façam alguma coisa repito ela é brava e ataca outros animais e as vezes ate pessoas tenho medo que ela ataque um de meus filhos ou alguma criança na rua a´te pq ja tentou pegar minha cachorrinha que saiu um pouco p passear talvez se ela estive se sozinha teria sido morta pela outra gente por favor ajudem ela ta esperando filhotinhos alguem vai terminar matando ela ajudem ela se encontra na rua: jacuipe bairro: varzea proximo a agua mineral caxangá o dono dela é conhecido como sr antonio que vende pipoca ou a esposa dele chamada: dorinha ajudem por favor.

    ResponderExcluir