quarta-feira, 6 de abril de 2011

Que tipo de protetor de animal você é????


Lendo os comentários dos visitantes do nosso blog, volto a uma reflexão que paira nos grupos de defensores/protetores dos animais.
A esmagadora maioria das pessoas gosta, ama , adora animais. Tem animal de estimação, se revolta com certos comportamentos de alguns seres humanos lamentáveis que maltratam todos os tipos de animais. A maioria da sociedade se diz defensora da causa animal, mas até que ponto??
As leis existem, são o ordenamento legal de uma sociedade, o que impõe limites, deveres, e não apenas direitos como a maioria gosta de levantar o dedo e dizer É MEU DIREITO, nós temos direitos sim, mas a contrapartida deles é o dever.
A Lei 9.605/98 deixa claro que é dever da sociedade proteger os animais, que os animais NÃO estão abandonados a própria sorte, mas e nós até que ponto somos defensores?? A ponto de sair do conforto de sua casa e ir enfrentar uma delegacia cheia de pessoas que não estão nem aí para as pessoas(raras exceções), imaginem para os animais???
Ou defensores que vêem animais abandonados e ligam para alguém , uma ONG, um conhecido que gosta de animais e diz: “Olha tem um bichinho aqui tadinho, vem buscar???” E jogam mais um animal nas costas de pessoas que mal podem sustentar os que já tem!!!
Gente honestamente, defender é agir. É colocar para si mesmo a responsabilidade de um animal, seja ele de que procedência for. Pois sim, a responsabilidade é de todos nós, de coibir a violência, de ensinar as crianças o respeito à natureza, de denunciar o vizinho que coloca veneno pra matar os gatos e cobrar do órgão que apure a denúncia. É salvar um animal atropelado, você mesmo resgatar levar ao veterinário, cuidar até poder encaminhar para abrigos de adoção, é você mesmo executar a ação e não terceirizar a responsabilidade para o governo, para o vizinho, para o papa!!!
E assim é com qualquer situação de convívio social, enquanto não tomarmos pra nós mesmo as responsabilidades, nada acontece, enquanto a ação for apenas a falácia, reclamar dos outros e culpar todo mundo, nada irá melhorar, pois o mundo muda quando nós somos responsáveis pelas ações de mudança.
Então que tipo de defensor você é??
Você já sabe se na sua cidade tem Conselho Gestor do Centro de Vigilância Animal? Sabe em que condições funciona? Porque temos o direito e o DEVER de saber!!!
Conhece as leis que protegem animais e meio-ambiente?
Sabe se existe delegacia de meio ambiente em sua cidade?
Sabe se alguém precisa de sua ajuda em abrigos e outro tipo de voluntariado???
Pois é... vamos refletir, se gostamos de animais, fofinhos, bonitinhos, que fiquem meia horinha com agente... ou se somos defensores/protetores de espécies subjugadas pelos seres humanos, e somos a voz de quem não pode, nem tem como se defender...

Nenhum comentário:

Postar um comentário